Início | Saladas de Batata | Salada de Repolho
Salada de repolho

Salada de Repolho

A única regra obrigatória para fazer uma saborosa e nutritiva Salada de Repolho é lavar muito bem as folhas, bem como todos os ingredientes que utilizar. O resto é imaginação e gosto pessoal. A salada pode ser regada com um molho à sua escolha – vinagrete, maionese, whisky, molho de alho, molho grego de tzatziki (como na receita sugerida), etc. – para ficar mais saborosa. Aqui fica uma sugestão pobre em calorias, mas rica em sabor e que alimenta 4 pessoas:

Prepare a sua deliciosa Salada de Repolho

Ingredientes:

  • 1/2 couve de repolho branco
  • 1/2 couve roxa
  • 1 coração de alface
  • 2 cenouras
  • 1 maçã
  • 1 iogurte natural
  • 1 dente de alho
  • 1 fio de azeite virgem extra
  • Sal q.b.
  • ½ Vinagre q.b.

Preparação:

Lave as couves e o pepino. Corte em juliana metade da porção de couve roxa e coloque numa tacinha pequena ou num frasco regando com vinagre até ficar completamente coberta. Reserve. Descasque a cenoura e rale para uma taça. Corte em juliana a couve de repolho branco, a outra metade da porção de couve roxa e a maçã e adicione na referida taça. Para o molho da salada, rale para um recipiente à parte o pepino e o dente de alho. Adicione a estes ingredientes o iogurte natural escorrido do soro e misture tudo muito bem com um garfo. Regue com um fio de azeite virgem extra e tempere com sal a gosto. Escorra muito bem a couve roxa reservada no vinagre que deverá ter uma textura mais mole e um aspecto quase fluorescente e adicione aos restantes ingredientes na taça. Finalmente regue a salada com o molho.

Dica: A Salada de Repolho pode ser feita com antecedência e deixada no frigorífico, adicionando-se, na altura de servir, apenas a maçã (para não oxidar) e o molho de iogurte. A couve roxa coberta com vinagre é uma forma de preservar a mesma, – é uma forma caseira de fazer pickles de couve roxa –pelo que pode fechá-la num frasco coberta com o vinagre e deixá-la no frigorífico até durante 2 meses para posteriores utilizações.

Curiosidade

Sabia que o ingrediente rei para fazer esta saborosa e nutritiva salada, o  repolho,  pertence à família botânica da couve e a sua característica mais distintiva é a sua cabeça compacta. Embora não seja comum utilizá-lo em saladas na cozinha portuguesa ou mediterrânica, o repolho – assim como vários legumes – preserva as suas propriedades nutricionais quando ingerido cru, ao contrário do que acontece quando é cozinhado, devido ao facto de possuir na sua composição várias vitaminas hidrossolúveis. Por outro lado, o repolho é também um excelente aliado das dietas por ser um alimento rico em água e ter poucas calorias – daí a sua popular utilização em sumos detox. O repolho apresenta-se nas seguintes variedades: couve lombardo, repolho branco e couve roxa. As folhas no interior da sua cabeça compacta têm uma textura crocante o que faz com que sejam uma excelente base para uma salada.

Bom apetite e aprecia a sua nutritiva e saborosa Salada de Repolho!

Comentários recentes...