Início | Saladas de Batata | Salada Russa
Salada Russa

Salada Russa

Nesta nova publicação do nosso blog, trazemos-lhe a nossa versão da Salada Russa. Curiosamente, nos países soviéticos não adotaram este nome, preferindo chamar-lhe, ao invés, Salada Olivier. Isto porque a receita foi inventada em 1860 por Lucien Olivier, chef do famoso restaurante Hermitage, situado na Praça Trubnaia, em Moscovo. Em conjunto com outros pratos tradicionais, esta receita tornou-se uma referência à mesa do povo russo durante os seus feriados e datas festivas, particularmente no Ano Novo. Vai resistir a experimentar?

Ingredientes

  • 500g batatas cortadas em cubos
  • 300g cenouras aos quadrados
  • 300g de feijão verde em tiras de cerca de 3cm
  • 300g ervilhas
  • Sal e Pimenta
  • 3 ovos

Modo de preparo da Salada Russa

Coloque ao lume uma panela com água e sal. Assim que começar a levantar fervura, junte os legumes por ordem de tempo de cozedura: primeiro as batatas, depois a cenoura e, por fim, o feijão verde e as ervilhas (estes dois últimos podem ser colocados ao mesmo tempo). Num outro recipiente coloque os ovos também a cozer.

Assim que todos os legumes estiverem cozinhados, escorra a água e coloque-os num outro recipiente. Parta os ovos em quartos e junte. Para finalizar, basta envolver tudo muito bem em maionese – que pode ser caseira ou comprada – até que tenha um aspeto bem homogéneo. Ao contrário do que é habitual nas nossas receitas, aqui terá de abusar um pouco mais das calorias porque a quantidade de maionese que utiliza irá definir a suavidade da textura do prato. Agora, basta aguardar que a sua receita de Salada Russa esfrie e está pronta a servir!

Dica de Cozinha

Uma  ótima dica de acompanhamento para esta salada é o atum. Como, por norma, este é um prato que se serve após esfriar um pouco e, por isso, o atum aumenta muito a frescura do prato. Experimente, vai adorar! 🙂

As autoras do Receitas de Saladas recomendam-lhe, também, a nossa versão da Salada de Polvo – bem fácil de fazer para impressionar a família em um almoço de domingo!

Comentários recentes...