Início | Saladas de Vegetais | Salada de Lentilhas
Salada de Lentilhas

Salada de Lentilhas

A salada de lentilhas vai bem para qualquer ocasião. Nutritiva e saborosa contém nutrientes importantes para nosso organismo. A salada é uma ótima opção para jantares ou almoços.
Todos sabem da importância que a lentilha tem na nossa alimentação. Sendo ela uma boa opção para acompanhar as refeições principais você sente menos necessidade de muito arroz e até mesmo carnes vermelhas. Por possuir vários benefícios para elaboramos uma salada de lentilhas deliciosa no sabor e fresca, combinando com ingredientes que elevam o sabor dos ingredientes.

A característica interessante dessa receita é o frescor e a facilidade no fazer. Uma receita fria que pode ser servida com pratos quentes.

A lentilha pode substituir o feijão. Além de saladas podem ser feitas como sopas. Pode ser uma opção de farinha também.

Todos os ingredientes podem ser preparados com antecedência e depois é só fazer a mistura. Se você tem uma vida corrida pode preparar lavando e deixando cortados guardados na geladeira. Pode ser uma opção para serem levadas nas marmitas para os dias corridos.

Ingredientes

  • 1 lata de atum em conservas
  • 100g de lentilhas
  • Meio maço de alface crespa
  • 2 colher de sopa de azeitonas
  • 1 tomate

Modo de preparo

Cozinhe as lentilhas por uns 20 minutos em água fervente. O ideal é deixa-las macias  não cruas. Lave a alface, depois de lavada corte de uma maneira que fique fácil para ser pega pelo garfo. O tomate é cortado tipo vinagrete. Misture todos os ingredientes. Não é preciso colocar sal e óleo. O atum já possui óleo e as azeitonas possuem sal o suficiente. Você pode adicionar suco de limão ou laranja.

Caso você seja vegetariano pode substituir o atum por abobrinha ralada, ou beterraba.

Rende 5 porções.

A Salada de Lentilhas combina com…

A salada de lentilhas por seu valor nutritivo, você tem uma ótima opção para sair do tradicional. Pode substituir pratos principais, como feijão arroz ou de carne. Nos ingredientes da receita têm carboidrato, fibras e proteínas. Claro que podem ser atribuídos às refeições outros ingredientes, mas vamos pensar nessa receita como sendo o prato principal. O atum presente na receita, fonte de proteínas boas, ômega 3 e outros fontes nutricionais importantes para nosso corpo. Pode substituir outras fontes de proteínas. O preparo pode ser junto a salada ou separado. Fonte de carboidratos a lentilha pode substituir o arroz, feijão. Claro que para colocar a lentilha como fonte principal de carboidrato é preciso aumentar a quantidade, vale também para os outros ingredientes. A lentilha não tem gorduras se preparada cozida. Por não possuir sabor forte pode ser adicionado em pratos que você pode decidir ser o sabor principal do prato. As fibras é por conta das hortaliças. A alface é um aliado para a digestão. Normalmente a alface é servida crua, mas pode também ser servida cozida quando se faz um caldo, por exemplo. O tomate não faz da família de hortaliças mas é um aliado antioxidante. Vai muito bem ainda com uma abobrinha cortada em rodelas grelhada. As opções podem ser variadas.

Comentários recentes...