Salada de Frutas... com 10 dicas!

Salada de Frutas

Salada de Frutas

Com o calor de verão, nada melhor do que comer algo leve, nutritivo e hidratante. Um dos melhores alimentos que reúnem todas essas qualidades são as frutas. A salada de frutas é uma receita simples, rápida e que agrada bastante gente justamente pela flexibilidade da receita.
Ela pode ser feita com leite condensado, iogurte, creme de leite, suco de limão ou só com as frutas selecionadas. Por ser uma receita básica, como é o caso da Salada de Macarrão com Melão, há quem acredite que não há muito o que fazer para melhorá-la, mas estamos aqui para provar o contrário.

Ingredientes

  • 4 Laranjas grandes ou tangerinas 
  • 2 Bananas
  • 1 Caixa de morango
  • 3 Kiwis 
  • 3 Maças 
  • 1 Mamão médio ou 1 manga 
  • 1 Abacaxi (bem doce)

Modo de preparo

Descasque todas as frutas (menos o morango) e corte-as em cubos. Não se esqueça de retirar os caroços das laranjas e do mamão ou manga. Depois coloque numa tigela grande, mexa tudo com algum cuidado para não danificar as frutas. Coloque na geladeira para gelar um pouco. Sirva bem gelada num recipiente apropriado para ir á mesa. É uma sobremesa linda, bem fresquinha, e a cor fica super linda! Quanto mais tempo você deixar na geladeira, mais fica com sabor maravilhoso. Você vai gostar!

Veja a seguir como fazer, seguindo 10 dicas, para uma salada excelente e perfeita.

10 dicas para arrasar na receita de Salada de Frutas

1. Adicione frutas em quantidades equivalentes

Fique atento à quantidade de cada fruta que será usada. Para o melhor resultado possível, inclua quantidades equivalentes de cada fruta para que elas estejam presentes em todas as colheradas da salada.

2. Priorize frutas da época

Além de mais baratas, frutas da estação são muito mais saborosas e têm uma textura melhor. Leve isso em consideração para escolher o que irá compor a sua salada de frutas.

3. Brinque com cores e texturas variadas

Selecione frutas com cores e texturas contrastantes para a sua receita. A combinação visual irá chamar a atenção e a sensação de consumi-la se tornará muito mais interessante.

4. Corte tamanhos proporcionais

Isso dará um aspeto mais uniforme à salada de frutas, além de também equilibrar o sabor a cada colherada! A dica é cortá-los em tamanhos pequenos, mas respeitando o formato de cada fruta. A final, não dá para cortar morangos em cubos iguais, certo?

5. Use suco de frutas cítricas

Você é do tipo que gosta de uma salada mais molhadinha? Sucos de frutas cítricas como maracujá, limão e laranja, além de acentuar o sabor das outras frutas e deixarem a salada mais húmida, evitam que a salada escureça porque conservam os alimentos.
Tudo bem “molhar” a salada de frutas com creme de leite ou leite condensado, mas saiba que esse tipo de cobertura não é recomendado se você consome saladas de frutas com frequência. Você pode alterná-los com iogurte, por exemplo.

6. Use frutas no ponto de maturação

Frutas mais verdes farão com que a receita fique mais azeda e com textura mais dura, já as muito maduras proporcionam um aspeto não tão bonito. Por isso, faça o possível para que as frutas a serem utilizadas estejam o mais possível do ponto ideal.

7. Dê um toque a mais

Adicionar hortelã para dar um frescor à salada ou até mesmo canela para um toque mais quente dará vida à sua salada de frutas! Analise as suas opções e escolha o que melhor combina com sua seleção de frutas.

8. Adoce-a se ficar azedinha

Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.

9. Adicione extras 

O que mais você gosta de comer? Nozes, amêndoas, granola, linhaça? Alimentos como esses dão uma textura interessante à salada de frutas e combinam muito bem.

10. A apresentação conta

Comentários